SEE ADVANCE

RT: Dr. Rodrigo Machado Cruz | CRM-DF 9603 | RQE 3061

LENTES NA INFÂNCIA

Não existe uma idade definida para dizermos quando podem ou não ser usadas lentes de contato (LC) na infância. É imprescindível que pais e responsáveis estejam de acordo com seu uso e engajados com o tratamento. Que saibam da necessidade de avaliações oftalmológicas regulares para identificação de quaisquer problemas que possam aparecer durante o uso.

O uso de lentes de contato está associado a aumento de riscos de problemas oculares, principalmente quando cuidados rigorosos não são seguidos. Geralmente crianças maiores de 12 anos já conseguem manusear lentes de contato, mas a vigilância dos pais deve ser constante, para que sejam seguidas recomendações quanto ao tempo de uso, limpeza e troca das lentes.

Cabe ao médico oftalmologista a escolha do tipo de lente indicada para cada paciente, podendo ser LC rígidas e gelatinosas, mas variando também quanto ao material, curvatura, tamanho e grau das lentes.

Existem casos em que as LC podem ser até melhores que o uso de óculos. Podemos citar neste grupo o uso de LC para tratamento da anisometropia (diferença de grau entre os olhos) provocada pela cirurgia de catarata congênita unilateral em que não foi possível o implante de uma lente intra-ocular. Crianças com autos graus e ceratocone também podem se beneficiar bastante com o uso das LC.

As lentes de contato requerem do seu usuário maturidade, disciplina, rotina de cuidados e gastos de manutenção. Elas não combinam com economia, falta de higiene ou preguiça. No SEE Advance, estamos equipados para realizar os testes e a adaptação de lentes de contato tanto gelatinosas, quanto rígidas gás permeáveis.

(61) 3346-0210
Atendimento
Olá!
Bem vindo a SEE Advance! Como podemos ajudar?