SEE ADVANCE

RT: Dr. Rodrigo Machado Cruz | CRM-DF 9603 | RQE 3061

TESTE DO OLHINHO

O que é?

O Teste do Olhinho ou Teste do Reflexo Vermelho é um exame feito regularmente pelos oftalmologistas em todas as consultas, em qualquer idade. Recentemente, tornou-se rotina após o nascimento: 100% dos bebês devem ser examinados ainda na maternidade, pelo neonatologista, pelo pediatra ou pelo médico de família. A realização na maternidades já é lei em alguns estados brasileiros – atualmente, tramita no Congresso projeto de lei que modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente para torná-lo obrigatório em todo o território nacional.

O exame é simples, rápido e indolor e possibilita a identificação de problemas no eixo visual provocadas por problemas na córnea, no cristalino ou na retina. A principal doença detectada é a catarata congênita. O oftalmologista deve ser referenciado, o mais rapidamente possível,  para avaliar os casos suspeitos ou nitidamente alterados, encontrados no exame feito pelos pediatras. Nas crianças com olhos aparentemente normais, a primeira visita ao consultório do oftalmopediatra deve ocorrer entre 6 e 12 meses de nascido.

Como é realizado?

É feito com utilização de um aparelho chamado oftalmoscópio, através do qual observam-se as características do reflexo da luz nos olhos da criança.

(61) 3346-0210
Atendimento
Olá!
Bem vindo a SEE Advance! Como podemos ajudar?